O mármore é um tipo de pedra que nunca sai da moda, apenas tem momentos que é mais usado. Amplamente utilizado no acabamento de banheiros e cozinhas, esse tipo de material é apontando como uma das principais tendências de decoração para 2017. Então, se você está construindo sua casa ou querendo dar uma cara nova para o apartamento, confira este post e inspire-se!

Se você busca pontos positivos a respeito da utilização de mármore na decoração, saiba que o principal deles é a sua durabilidade. Apesar de não se ter prazo em específico de quanto tempo ele dura, sabe-se que o material é super resistente – talvez um dos mais resistentes do mercado. Em relação à manutenção, ela é quase inexistente. Mas, para que seu aspecto mantenha-se sempre bonito e sua durabilidade aumente ainda mais, é recomendado o seu polimento a cada três anos.

O uso do mármore na decoração também é super versátil e cheio de infinitas possibilidades. Desde em acabamentos, em pisos, em bancadas ou pias, em tampos de mesa, em pilares ou paredes e, o mais recente, até mesmo com adesivagens que imitam a textura do mármore. E a preferência da pedra natural para as mesas não é para menos já que o material tem alta resistência, ampla gama de cores e uma aparência incrível, que valoriza qualquer projeto. Este tipo de material continua em alta e pode ser a aposta para o seu projeto. No entanto, é comum a dúvida no momento de escolher cor e modelo entre os variados tipos de mármore, mas o ideal é considerar o seu projeto e só depois decidir qual a mesa perfeita para a sua proposta.
Grande dúvida: mármore ou granito?
Muitas pessoas acabam confundindo esses dois tipos de materiais. Bem, ambas são pedras, são resistentes e até mesmo se assemelham um pouquinho na aparência. Mas, em termos mais técnicos e específicos dá para notar: os dois materiais são muito diferentes.Em primeiro lugar, a origem e composição de uma e outra são diferentes. O mármore é composto por minerais e calcita. Costuma ter várias “veias” e outros riscos comuns desse topo de rocha. Além disso, costuma ser importado da Europa, e por isso pode ter um custo maior. Já o granito é formado por mica, quartzo e outras substâncias calcificadas. Sua cor costuma ser mais uniforme, além de ser também mais resistente. Costuma ser encontrado por aqui mesmo, visto que o Brasil é um dos maiores exportadores de granito do mundo.
Colocando em prática
Este projeto apesar de usar uma mesa de 4 lugares, tem um pouco mais de espaço e por isso a aposta foi por uma mesa de jantar quadrada. A mesa moderna tem tampo de mármore e pés de inox, que combinam com as cadeiras com base também de inox, e completam o visual moderno da sala de jantar.

Fugindo das cores tradicionais, essa proposta apostou na mesa de mármore preto. No projeto, a mesa se estende como uma forma de bancada e as cadeiras estofadas com pés de madeira foram usadas em torno da mesa. A cor clara das cadeiras destaca o mármore preto, que fica com mais destaque na decoração, mas sem fugir da cartela de cores do ambiente.

Se a ideia é reunir familiares e amigos em volta da mesa, a dica é escolher por mesas de mármore grandes e com vários lugares, como este modelo oval com oito lugares. O modelo tem tampo de mármore branco e mesa ganhou cadeiras estofadas cinzas, que mantém a neutralidade da decoração. A bancada de mármore sob o buffet surpreende pela criatividade e elegância.

Para quem segue o estilo arrojado, pode apostar nos modelos de bancadas de pia que também funcionam como balção para refeições. As bancadas com formato retangular, ganharam cadeiras do lado de fora,  combinando  com a proposta da decoração e ficando em total sintonia com o estilo do ambiente. Observe como o mármore se sobrepõe se sobrepõe de maneira inusitada sem deixar de ser elegante e sofisticado.