Economia e beleza se encontram em uma das soluções que está cada ganhando cada vez mais espaço nas casas brasileiras: o cimento queimado. Prático e rápido de ser finalizado e com acabamento estético moderno, o cimento queimado pode ser muito bem empregado em paredes, pisos e tetos, principalmente internos, que trazem resultado muito interessante.

Comumente associados ao estilo industrial na decoração, o cimento queimado pode ficar ótimo para combinar soluções com cores sóbrias, onde tubulações e instalações ganham destaque quando ficam aos olhos de todos, ou em combinações mais coloridas, onde o cuidado nas escolhas do mobiliário em cores vibrantes podem compor um contraste rico e singular em meio ao cenário frio do cimento queimado.

Pensando em tantas vantagens desta aplicação, trouxemos abaixo um passo a passo básico que você poderá seguir se a ideia é utilizar este estilo em seu lar. Contudo, vale sempre lembrar que o melhor caminho é sempre contratar a experiência de bons profissionais para que a execução fique a melhor possível.

Siga conosco e confira!

1. Materiais necessários

Vila Leopoldina Loft: Salas de estar modernas por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

O acabamento de cimento queimado é excelente para esconder fissuras, oferecer ótimo reflexo à iluminação natural e proporcionar facilidade para a decoração de seu lar — seja qual foi a combinação escolhida. Para colocar este efeito em prática, você precisará de:

– Desempenadeira de inox com as pontas arredondadas;

– Massa acrílica tingida com a cor de sua preferência;

– Espátula;

– Fita crepe para isolar determinadas áreas.

2. Aplicando as demãos

Vila Leopoldina Loft: Salas de estar modernas por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

Para colocar o efeito de cimento queimado em prática, o processo é semelhante a da pintura comum. A parede deverá estar devidamente preparada e pintada com uma cor de fundo. Após isso, a massa deverá ser aplicada com o auxílio da desempenadeira de pontas arredondas, buscando dar uniformidade máxima ao acabamento. Após a finalização, aguarde a secagem de 4 horas ou conforme estiver descrita no manual do produto.

3. Acabamento fosco ou brilhante

Vila Leopoldina Loft: Quartos  por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

Os diferentes acabamentos do cimento queimado podem garantir um visual mais brilhante ou opaco, conforme sua preferência.

Para o acabamento opaco, basta aplicar a segunda demão de massa com a desempenadeira, em movimentos aleatórios, mas com acabamento mais fino. Assim, o acabamento trará o visual interessante do tom sobre tom.

Se a ideia é proporcionar brilho no acabamento, será necessário aguardar a secagem da segunda demão para aplicar uma lixa grão nº 400 de maneira circular e suave. Por fim, remova os excessos com um pano macio. Sobre as paredes lixadas, aplique uma fina camada de cera de carnaúba com a ajuda de uma esponja macia. Após a secagem, realize o polimento com o auxílio de uma flanela macia. A vantagem das paredes brilhantes é que a iluminação natural poderá ser refletida, resultando em ótima economia.

4. Atenção nos cantos

Vila Leopoldina Loft: Banheiros modernos por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

Uma atenção especial deve ser destinada aos cantos, pois, se não forem bem executados, poderão deixar grandes falhas no acabamento. Para isso, utilize uma espátula e espalhe de maneira suave e fina. Se necessário, remova os excessos das quinas com a ajuda de uma lixa.

5. Dicas para combinações

Vila Leopoldina Loft: Salas de jantar modernas por DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

DIEGO REVOLLO ARQUITETURA S/S LTDA.

Por fim, trouxemos uma boa dica de combinação, onde podemos notar que os pendentes contemporâneos de cor preta ficam ótimos no contraste junto às paredes de cor neutra. O mobiliário colorido é outro ponto interessante que merece atenção, já que ganha ainda mais destaque no espaço.

Créditos: Homify