Em fevereiro, Grand Gala traz ao palco dez solistas do balé conhecido mundialmente

Após o sucesso da turnê dos bailarinos em 2017 no país, o Kiev Ballet estará novamente em Brasília em fevereiro. A turnê especial do balé ucraniano traz para a capital do país a performance Grande Gala com os Solistas do Kiev Ballet. A apresentação do dia 24, sábado, será às 20h e no dia 25, domingo, os bailarinos sobem ao palco às 19h. As apresentações contam com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal e o apoio da Alitaliacomo parceiro de transporte internacional.

As vendas de ingressos têm início no dia 17 de fevereiro, somente na bilheteria do Teatro da CAIXA. Essa é uma oportunidade de assistir alguns dos maiores bailarinos do mundo e protagonistas do Kiev Ballet. Os ingressos custam 20 reais, valor de inteira.

Grand Gala é uma apresentação feita por 10 solistas do Kiev Ballet, o Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, considerada uma das cinco melhores companhias de balé clássico do mundo e com uma tradição de 150 anos. Cobiçada por quem aprecia a arte da dança, por ser apresentada apenas por solistas, esse tipo de apresentação é conhecida por adotar um formato menor, tanto no tempo, quanto na quantidade de bailarinos. Obras como A Dama das Camélias, Dom Quixote e O Quebra Nozes estarão no espetáculo com 1h30 de duração.

No palco, alguns dos maiores e mais premiados nomes do balé mundial. Artistas que estiveram na turnê passada, como Stanislav Olshanskyi, Anastasiia Shevchenko, Tatiana Golyakova, Maxim Kamishev, Ekateryna Kruk e Andrei Gavryshkiv contam com o reforço dos também consagrados Konstantin Pozharnytskyy, Christina Shishpor, Margarita Alyanov e Tatiana Lozova. A cidade também vai receber os nomes da nova geração como Maxim Khamishev, Andrey Gavryshkiv e Alyanov Margarita.

 

Sobre os bailarinos

Bailarina ucraniana, nascida em Kiev em 15 de junho de 1975, Tatiana Golyakova é Prima Ballerina do Kiev Ballet e foi condecorada como Artista Popular da Ucrânia. Formada na KievStatle Ballet School em 1992, foi admitida no mesmo ano como bailarina da Ópera Nacional da Ucrânia. Entre as premiações que decoram o seu currículo estão o Grande Prêmio da Competição Internacional de Ballet de Luxemburgo, em 1997, e no ano seguinte a medalha de prata na Competição Internacional de Ballet “Rudolf Nureyev”, em Budapest. Em 2002 ganhou o certificado de honra do governo ucraniano e em 2004, o título de artista do povo da Ucrânia.

Stanislav Olshansky é graduado pela Escola Estatal de Balé de Kiev, em 2011. No mesmo ano, o bailarino ingressou na Academia Nacional de Ópera e Ballet de Lviv, na Ucrânia, onde permaneceu até 2016. Há um ano no Kiev Ballet como primeiro solista, Stanislav já participou de peças de artistas como Tchaikovsky, L. Minkus e A. Adana.

Presença confirmada no Brasil, Anastasiya Shevchenko já passou com o Ballet Kiev em turnês pelo Canadá, Japão, Alemanha e Itália, entre outros. Com seis anos de carreira, a solista já interpretou peças de compositores como M. Skorulskyi, M.Fokina, Alexander Glazunov, H. Levensholda e Tchaikovsky.

Condecorado como artista da Ucrânia, Konstantin Pozharnytskyy se tornou solista da Ópera Nacional da Ucrânia em 2000, além de ser vencedor da Competição Internacional S. Lyfarya, em 2004, tendo passado por países como Espanha, Itália, Alemanha, Japão, Canadá e Estados Unidos.

Uma das mais brilhantes representantes dos modernos fãs da Escola Ucraniana de Ballet,Tatiana Lozova é uma bailarina criativa, com experimentos ousados e sempre em estreita colaboração com coreógrafos contemporâneos ucranianos. Tatiana desperta o interesse do público e o elogio dos críticos, e já recebeu homenagens na Ucrânia em 2010, e apresentações em países como Alemanha, França, Suíça, Japão, Espanha, Portugal, Itália e Reino Unido.

Entre os bailarinos da nova geração, Maxim Khamishev é formado pela Escola Estatal de Ballet de Kiev e é destaque entre as maiores promessas da nova geração de bailarinos, sondado por grandes companhias europeias. No seu repertório estão incluídas apresentações como Tilbad (Romeu e Julieta, de Prokofiev), Espada (Don Quixote de L. Minkus) e Lobo Cinzento (A Bela Adormecida, de Tchaikovsky). Andrey Gavryshkiv, com repertório que incluiJames (La Sylphide de H. Levensholda) e Alyanov Margarita com sucessos como Juliet e Pas de trois são outros dois solistas que prometem uma grande exibição.

SERVIÇO

Grand Gala dos Solistas do Kiev Ballet

Brasília/DF

Dias: 24 e 25 de fevereiro de 2018.

Horários: 24/02 às 20h e 25/02 às 19h

Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (Setor Bancário Sul quadra 04 lotes 3/4 – Asa Sul

Obras: O Corsário, Carmen, A Dama das Camélias, Dom Quixote, O Quebra Nozes, Sirtaki, O Lago dos Cisnes, The Golden Age e Hopak.

Duração: 1h30

Classificação indicativa: livre

Valor: 20 reais (inteira) e 1010 reais (meia). Benefício de meia-entrada válido para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1kg de alimento não perecível.

*Ingressos na bilheteria da Caixa Cultural a partir do dia 17 de Fevereiro.

Capacidade: 406 pessoas

– Bilheteria da Caixa Cultural
Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h e no sábado, das 9h às 21h.